10 janeiro 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (25) que o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, não cumpre ordens da ONU e pediu a outros países que aumentem os esforços para interromper o que ele chamou de genocídio em curso na Faixa de Gaza.
“Netanyahu foi julgado pelo mesmo tribunal internacional que julgou Putin e está condenado da mesma forma. Já foram feitas várias discussões no Conselho de Segurança da ONU. Várias tentativas de paz foram aprovadas, e ele [Netanyahu] não cumpre. Por isso estamos nessa briga para fortalecer a ONU”, afirmou Lula em Nova York.
“Os países que dão sustentação ao discurso de Netanyahu precisam fazer um esforço maior para que genocídio pare”.
Em maio, o procurador do TPI (Tribunal Penal Internacional), Karim Khan, solicitou mandados de prisão para Netanyahu e para três líderes do Hamas por crimes de guerra e contra a humanidade relacionados aos ataques de 7 de outubro de 2023 e à guerra em Gaza.
O pedido, no entanto, ainda precisa ser aprovado pelos juízes do tribunal com sede em Haia, e não há um prazo definido para a apreciação.
O cenário é diferente do de Putin, cujo processo já foi apreciado por todos os juízes. No ano passado, o TPI emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo, acusando-o de ser o responsável por crimes de guerra cometidos na Guerra da Ucrânia.
Marianna Holanda/Folhapress