Foto: Divulgação
A programação do primeiro dia encerrou com um bate-papo com a consultora jurídica do TJ-BA, Mônica Garrido, e sua assessora, Mayara Souza 11 de setembro de 2024 | 09:49

TJBA Mais Perto abre programação em Juazeiro com visitas dos secretários às unidades judiciais

O TJBA Mais Perto iniciou sua edição em Juazeiro nesta terça-feira (10), no Fórum Conselheiro Luiz Viana Filho, com palestras, capacitações e visitas dos secretários às unidades judiciais. É a quinta cidade percorrida, depois de passar por Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras e Alagoinhas.

As visitas às unidades são a essência do projeto da Presidência do Judiciário baiano, que tem à frente a desembargadora Cynthia
Resende. Nessas visitas, cada magistrado e alguns servidores da comarca apresentam as demandas das suas respectivas Varas. Já a Administração do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), representada pelos secretários, soluciona, orienta ou propõe alternativas in loco. As demandas são variadas e englobam desde melhorias nos sistemas a dúvidas sobre aposentadoria ou pedidos de equipamentos, por exemplo.

O juiz Eduardo Ferreira Padilha, da 1ª Vara Criminal, apresentou questões de melhoria de mobiliário e de aprimoramentos do Sistema PJE, como também outras relacionadas a servidores. “Estamos tentando sempre melhorar as condições de trabalho e eu agradeci a presença de todos, porque é um fato inédito vir toda essa estrutura do Tribunal. Eu entrei na magistratura em 1999 e tínhamos que ir lá em Salvador ‘chorar no pé do caboclo’, como se diz, para conseguir as coisas. Um movimento desse é muito interessante, porque nos poupa o tempo que, às vezes, o trabalho aqui não nos deixa e porque conseguimos reunir todas as pendências, tentando filtrar aquilo que realmente é importante e necessário. É muito salutar”, elogiou.

A secretária judiciária, Dilcema Almeida, integrou a comitiva que visitou as unidades. “Um diferencial dos juízes de Juazeiro é que todos fazem gestão das suas unidades, gestão dos seus acervos, gestão de todos indicadores e metas. Um bom gestor faz a diferença. A demonstração de satisfação com o trabalho por parte dos juízes e dos servidores, somada ao ambiente harmônico da comarca, é uma confirmação de que fazer uma justiça mais justa e célere depende de cada um dos juízes e dos servidores”.

Em paralelo às visitas às Varas, o Salão do Júri foi palco de uma programação diferente do habitual, com palestras e capacitações no lugar de julgamentos.

“Faço todos os esforços, para que a Universidade Corporativa esteja presente neste projeto TJBA Mais Perto e, sempre no dia anterior à presença da Presidente, realizamos atividades, normalmente com palestras. A Unicorp optou por ser uma palestra de alguém fora da área jurídica para trazer o que nós buscamos aqui: mais aproximação, mais pertencimento, para colocarmos o resultado disso em prol dos cidadãos. Para que nós, que formamos essa família do Judiciário da Bahia, possamos cumprir a nossa obrigação de entregar um serviço com mais eficiência e com mais rapidez ao cidadão. É nosso dever e é um direito do cidadão”, destacou o desembargador Jatahy Júnior, diretor-geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, a Unicorp-TJBA.

Com essas palavras, o magistrado apresentou a professora Renata Rezende, que proferiu a palestra “Cultivando motivação e pertencimento”. A palestrante pontuou a importância de ter um propósito e a capacidade que cada pessoa tem de influenciar o ambiente de trabalho.

A servidora Letícia Lima, lotada na Diretoria de Primeiro Grau, ofertou uma capacitação com estratégias para a ampliação da produtividade, na qual apresentou novidades do Sistema Exaudi. Outra capacitação foi sobre o sistema de apoio a perícias judiciais, dada pelas servidoras Liz Oliveira e Larissa Silva, da Secretaria Judiciária.

A programação do primeiro dia encerrou com um bate-papo com a consultora jurídica do TJ-BA, Mônica Garrido, e sua assessora, Mayara Souza.

Nesta quarta-feira (11), a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia fará a instalação da 2ª Vara de Família e da Vara de Execuções Penais que será desmembrada da Vara do Júri. A agenda da presidente inclui encontros com advogados, juízes e servidores de Juazeiro e de comarcas próximas.

Comentários