4 dezembro 2024
O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) alcançou a segunda colocação no Índice de Governança, Sustentabilidade e Inovação (iESGo) na Justiça do Trabalho e o terceiro lugar no Poder Judiciário como um todo, com 89,70% de grau de satisfação. O levantamento, divulgado no último dia 20 de setembro pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foi criado para substituir o antigo Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG), no qual o TRT-BA já era reconhecido como uma das melhores instituições do país, com 91,20% de grau de satisfação.
De acordo com o TCU, o iESGo foi desenvolvido para avaliar aspectos da governança pública com foco em inovação e sustentabilidade. O estudo, realizado em abril deste ano, analisou 387 organizações da administração pública federal, utilizando um questionário que avaliou, entre outros critérios, a eficiência e a transparência na gestão das instituições. Enquanto o iGG mensurava aspectos integrados da administração pública, o iESGo foca em práticas socioambientais das organizações, abrangendo desde o planejamento estratégico até a eficiência no uso de recursos. O TCU destacou que o iESGo se diferencia por adotar parâmetros de sustentabilidade social e ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Além do bom desempenho no iESGo, o TRT-BA também se destacou em outros importantes indicadores de governança e gestão pública. No Índice de Governança e Gestão Orçamentária (iGovOrcament), o Tribunal alcançou um grau de satisfação de 97,30%, consolidando-se na segunda posição tanto no ranking da Justiça do Trabalho quanto no do Poder Judiciário. No Índice de Governança e Gestão de Pessoas (iGovPessoas), o Tribunal alcançou 96,30%, também figurando em segundo lugar nos dois rankings. O TRT-BA também obteve 92,80% no Índice de Governança Pública Organizacional (iGovPub) e 90,20% no Índice de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação (iGovTI), sempre entre os primeiros colocados nos cenários nacional e da Justiça do Trabalho.
Para o presidente do TRT-BA, desembargador Jeferson Muricy, o resultado no iESGo destaca o desenvolvimento de uma gestão pública eficiente, ética e responsável. “Eles refletem o compromisso do TRT-BA com a excelência na administração judicial e na prestação de serviços à sociedade”, afirmou o magistrado. O resultado reforça a posição de destaque do TRT-BA entre todos os órgãos do Poder Judiciário brasileiro, demonstrando a eficácia das políticas adotadas para uma gestão cada vez mais eficiente e responsável.
Segundo o secretário de gestão estratégica do TRT-BA, Márcio Fernando Ribeiro da Silva, “os resultados alcançados são fruto do trabalho integrado de todas as áreas do Tribunal, comprometidas com a transparência e a eficiência na gestão pública”. Ele explica que esses índices são essenciais para avaliar áreas críticas como governança pública, gestão de pessoas, tecnologia da informação e contratações públicas. Além de diagnosticar a eficiência, os índices também orientam melhorias contínuas, promovendo transparência e responsabilidade.