Foto: Reprodução
Ato de apoio do PT a Ana Medrado, com as presenças de Lídice, Lucas Reis e outras lideranças 03 de outubro de 2024 | 19:25

Jerônimo descarta apoio a ex-aliados de ACM Neto na Chapada Diamantina filiados ao PSB por Lídice, mesmo contrariando Lucas Reis

exclusivas

Em janeiro de 2024, como noticiou este Política Livre, dois prefeitos da Chapada Diamantina que estavam no União Brasil e votaram em ACM Neto (União) na eleição de 2022 mudaram de lado e ingressaram no PSB, deixando a oposição para se aproximar do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Nenhum dos dois, no entanto, conseguiu o apoio do petista na corrida pela reeleição no pleito de domingo (6).

Na quarta (2), Jerônimo gravou um vídeo declarando oficialmente estar ao lado do candidato do PSD em Mucugê, Roque de Zé Sacerdote (PSD), e contra a prefeita Ana Medrado, que foi coordenadora da campanha de Neto na região, mas, alegando falta de atenção do ex-aliado, deixou o União Brasil e se filiou ao PSB a convite da deputada federal Lídice da Mata, presidente da legenda na Bahia.

Em uma articulação que contou com o aval de Lucas Reis (PT), chefe de Gabinete do senador Jaques Wagner (PT) e que mira uma cadeira na Câmara Federal em 2026, Ana chegou a receber o apoio oficial do PT, que rachou na cidade. O deputado federal Josias Gomes, outro quadro do partido, ficou com Roque, assim como lideranças locais e o próprio governador.

Apesar de ter o apoio do PT, PV, PCdoB e PSB, tradicionais partidos da esquerda, Ana Medrado nunca usou a imagem de Jerônimo ou do presidente Lula (PT) na campanha. Segundo aliados da prefeita, ela, que é próxima do deputado federal Arthur Maia (União) e votou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, nunca se sentiu à vontade ao lado dos petistas.

Cenário em Itaeté

Em Itaeté, quem deixou o grupo de ACM Neto e pulou para o PSB foi o prefeito Zenildo Matos, que também não conseguiu o apoio de Jerônimo na disputa pela reeleição. Nesse caso, o PT também não embarcou no projeto, lançando como candidato no município Valdes Brito de Souza.

Política Livre
Comentários