Foto: Divulgação
Paulo Emílio de Paiva Bonillo Fernandes 31 de outubro de 2024 | 12:10

Poeta mineiro lança “A Noite Atira Sóis ao Infinito” na Flip 2024

brasil

A literatura brasileira ganhou um novo destaque na Flip 2024 com o lançamento de “A Noite Atira Sóis ao Infinito”, o livro de estreia de Paulo Emílio de Paiva Bonillo Fernandes. A obra poética, publicada pela editora Patuá, reflete de forma intensa e multifacetada sobre os colapsos do nosso tempo, combinando uma análise da subjetividade e dos desafios globais com o lirismo da esperança.

Em quatro partes, “A Noite Atira Sóis ao Infinito traça” a jornada de um eu lírico marcado pela introspecção e pelo sofrimento, mas que, ao longo do caminho, encontra a alteridade e a possibilidade de salvação. Em cada seção, Paulo Emílio explora temáticas distintas: “a noite” aborda angústia, depressão e os limites da linguagem para narrar a dor. Já em “os sóis”, ele revisita a infância e o encanto de descobrir o mundo, construindo um ambiente de maior esperança.

Na terceira parte, “o infinito”, o autor confronta a finitude e a infinitude da condição humana através da relação com a pessoa amada e com a natureza. Finalmente, em “esse amanhecer mais noite que a noite”, o autor dedica um ciclo de poemas ao genocídio do povo palestino, escrevendo a partir de imagens e notícias trágicas vindas da região entre o Jordão e o Mediterrâneo.

Nascido em 1992, em Cássia, Minas Gerais, Paulo Emílio já se envolveu no ensino e na produção literária. Formado e mestre em Comunicação Social, ele retorna ao interior mineiro após uma temporada em São Paulo, onde lecionou na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e atualmente divide seu tempo entre a família, a escrita e a fotografia. A filiação à Academia Cassiense de Letras confirma o compromisso do autor com a literatura regional e nacional, enquanto A Noite Atira Sóis ao Infinito aponta para uma carreira promissora, que promete levar seus leitores por múltiplas estradas poéticas, das sombras às luzes, das dores às esperanças.

Comentários