2 dezembro 2024
Em meio a um cenário político acirrado no município baiano de São Gabriel, o Avante tomou uma medida drástica na semana das eleições municipais. A sigla retirou a candidatura da vereadora Delza Alves de Souza.
De acordo com a legenda, a decisão foi motivada por atos vinculados a infidelidade partidária, incluindo o apoio público a candidatos de partidos opositores.
Segundo o comunicado oficial emitido pelo Avante, Delza Alves demonstrou deslealdade ao partido ao participar de eventos e pedir votos para candidatos de outras siglas, contrariando as diretrizes e o estatuto partidário.
Ainda de acordo com o partido, a retirada de candidatura foi embasada em um processo conduzido pela Comissão de Processo Ético e de Fidelidade Partidária do Avante São Gabriel.
O partido ainda reforçou o seu compromisso com a ética e a disciplina partidária, ao afirmar que “não tolerará atos que violem seus princípios e estatutos”.
Segundo o Avante, Delza foi notificada sobre o processo e teve a oportunidade de apresentar a sua defesa, mas optou por permanecer em silêncio, não respondendo todas as acusações.