2 dezembro 2024
Estabelecer uma conversa direta, sem intermediários, entre os magistrados e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, por meio da qual são discutidas as questões mais relevantes da prestação jurisdicional, bem como os desafios e as soluções. Esse é o objetivo do Programa “Diálogos da Magistratura”, tendo em vista que a 9ª edição ocorre, no dia 21 de outubro, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
O evento será realizado no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJ-BA, a partir das 14h. Na ocasião, o ministro Barroso proferirá uma palestra e, em seguida, dialogará com os presentes, proporcionando um momento de troca de experiências.
Além do presidente do STF e do CNJ, comporão a Mesa de Honra: a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Resende; o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), desembargador Julio Travessa; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior; a secretária-Geral do CNJ, juíza Adriana Cruz; o juiz Auxiliar da Presidência do CNJ, Frederico Montedonio Rego; e a assessora-chefe Executiva do Gabinete da Presidência do CNJ, Leila Mascarenhas.
O Programa “Diálogos da Magistratura”, que tem percorrido os estados brasileiros promovendo encontros presenciais inéditos entre os magistrados e o Presidente do Supremo, é uma iniciativa da AMB em parceria com o CNJ. Nesta edição, o evento é organizado pela AMAB e tem o apoio do Tribunal baiano.
Linguagem Simples
Neste mesmo dia, 21 de outubro, o TJ-BA realiza o “I Seminário de Linguagem Simples – criando pontes entre o cidadão e a Justiça”. O evento terá palestra do Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do STF e do CNJ. Outra palestrante é a coordenadora de Multimeios do STF, Fábia Galvão, responsável pela gestão das mídias sociais da Suprema Corte.
O seminário será realizado das 9h30 às 12h, na sede do TJBA (5ª Avenida do CAB, 560), em Salvador. A desembargadora Cynthia Resende, presidente do Judiciário baiano, fará a conferência de abertura.