2 dezembro 2024
A Fundação Índigo e o partido União Brasil realizam nesta quarta-feira (6) e nesta quinta (7), em Brasília, o evento “Prefeito de Sucesso”, voltado a capacitar novos prefeitos eleitos em 2024. Cerca de 150 gestores, incluindo prefeitos de primeiro mandato e reeleitos, recebem orientação sobre transição e planejamento estratégico, essenciais para o início da administração.
ACM Neto, uma das principais lideranças presentes no evento, enfatizou a importância de uma gestão sólida e voltada para resultados, usando exemplos de sua trajetória à frente da Prefeitura de Salvador. Ele destacou que, para alcançar vitórias significativas nas urnas e promover mudanças de impacto, é essencial implementar políticas públicas que atendam às necessidades reais da população.
“Quero chamar atenção para 2012. Ganhei a eleição com 53% dos votos, que do primeiro para o segundo turno a diferença foi de 5 mil votos. Foi uma eleição super disputada, o que quero dizer com tudo isso: o que transforma de verdade a política é a gestão. Saí de uma vitória dura e apertada em 2012 para uma reeleição com 74%, depois fazer meu sucessor, que se reelegeu com 79%”, enfatizou.
Ao abordar a importância da preparação para o início de mandato, ACM Neto reforçou a necessidade de foco nos primeiros passos do governo e ressaltou que o evento busca proporcionar aos novos prefeitos ferramentas para essa transição. “Queremos trazer aqui noções do que é preciso fazer nesse período de transição para que, a partir de 1º de janeiro, os novos prefeitos possam tomar suas primeiras medidas e ações de governo com foco nos resultados”, disse ele. No segundo dia, o foco será o planejamento estratégico, uma ferramenta fundamental para conduzir a gestão com eficiência.
“Trabalhar com planejamento estratégico desde o início permite que os prefeitos tomem decisões baseadas em metas claras e um norte bem definido”, concluiu.
O evento conta também com a presença de nomes como Bruno Reis, prefeito de Salvador, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, e Antonio de Rueda, vice-presidente nacional do União Brasil, além de especialistas em gestão pública que abordarão temas como a Lei de Responsabilidade Fiscal e técnicas de equilíbrio financeiro.