2 dezembro 2024
O plano de comunicação desenvolvido pela Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa, em parceria com a Unidade Regional de Irecê, para divulgar a parada do sistema adutor do São Francisco na primeira grande manutenção estruturante após 10 anos em funcionamento, tornou a Embasa finalista em duas categorias do Prêmio Jatobá PR, organizado pelo Grupo Empresarial de Comunicação (GECOM).
Foram 142 organizações participantes, que inscreveram 336 cases nas verticais Grandes Agências, Agências-Butique e Organizações Empresariais e Públicas. Desses, 172 foram classificados para a final por 70 profissionais da comissão julgadora.
Com o título “Sistema Adutor do São Francisco – O dia em que o oásis do centro-norte baiano parou”, o trabalho da Embasa foi inscrito na vertical “Organizações Empresariais e Públicas” e concorre, em nível nacional, ao prêmio de melhor case, na categoria Comunicação com Comunidade, ao lado de projetos da Gerdau, Fundação ArcelorMittal, Tegra Incorporadora e Novo Nordisk. Na categoria Cases Regionais do Ano, os concorrentes da Embasa são Salvador Bahia Airport, Allos, Laboratória e Marina Abramovic.
“Estar entre os finalistas de uma das premiações de comunicação mais importantes do país é um reconhecimento da importância dessa área para a Embasa e do trabalho desenvolvido pela equipe para fazer sempre o melhor’, comemora a gerente de Comunicação Empresarial da Embasa, Luana Nunes.
Os vencedores das 34 categorias do Prêmio Jatobá PR serão anunciados no dia 2 de dezembro, em São Paulo, em uma cerimônia que também revelará as Organizações do Ano (Grande Agência, Agência-Butique e Organização Empresarial e Pública) e os Cases do Ano (também de Grande Agência, Agência-Butique e Organização Empresarial e Pública), sempre com base no desempenho e nas notas recebidas do júri.
A categoria Cases Regionais do Ano premiará os cases com as maiores notas em cada uma das cinco regiões do país, independentemente da vertical em que eles tenham sido inscritos. Levarão o Troféu Jatobá PR os campeões de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Maior sistema integrado da Bahia
Na ocasião, a ação programada de melhoria afetou o abastecimento de nove municípios da região de Irecê: América Dourada, Central, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e respectivas localidades rurais, com uma população de aproximadamente 360 mil pessoas.
Com cerca de 400 quilômetros de adutoras, o sistema adutor do São Francisco capta no rio São Francisco, em Xique-Xique, e trata no povoado de Rio Verde 2, em Itaguaçu da Bahia. Trata-se do maior sistema integrado de abastecimento da Bahia, que leva água de um distante manancial perene para uma região semiárida sem fontes perenes para abastecimento público de água tratada.