4 dezembro 2024
A presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia da Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT), lamentou, nesta segunda-feira (4), o fato da prefeitura da capital baiana não ter disponibilizado transporte gratuito para os inscritos no Enem 2024, realizado no último domingo, tal como fez o governo da Bahia com o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
“Lamentável que a terceira maior capital do país não tenha seguido diversas outras capitais pelo Brasil, que tomaram a iniciativa de facilitar o acesso de seus estudantes e seus jovens à educação superior. A prefeitura de Salvador mais uma vez demonstra que não é seu forte garantir direitos, democratizar o acesso às políticas públicas, tampouco combater as desigualdades”, disse.
Segundo Marta Rodrigues, o Enem é um instrumento importante para o progresso da nação através da educação e da transformação social. “Várias cidades deram gratuidade, como São Paulo, Natal, Maceió, Recife, dentre outras. Salvador foi uma das poucas entre as principais cidades que ficaram de fora, mesmo sendo uma cidade com maioria da população pobre e sabendo que a economia da tarifa pode ser um grande incentivo”, declarou.
Marta disse esperar que no segundo dia de prova, no próximo domingo (10), a prefeitura tente consertar o erro cometido com a população soteropolitana. “Esperamos que o prefeito não apareça com desculpas esfarrapadas, dizendo que as empresas estão quebradas e mais uma vez defendendo apenas o lado do empresariado, que é o que ele sempre faz. Estamos falando de um dos maiores exames dos últimos anos, que pode mudar a vida de milhares de pessoas e do nosso país”, destacou.