2 dezembro 2024
A plataforma Salvador Digital, que reúne uma ampla gama de serviços da Prefeitura, aproxima-se dos três anos de implantação com cerca de 620 mil cidadãos cadastrados, mais de 1 milhão de atendimentos concluídos, 693 serviços digitais dos 967 disponíveis na carta de serviços, e aproximadamente 1.100 servidores cadastrados. O site pode ser acessado por meio do link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/, permitindo acesso para consultas e agendamentos a partir do cadastro no Gov.Br, portal federal de unificação de canais digitais.
A ferramenta funciona como um hub de serviços, com pleno acesso a informações dos órgãos municipais, portal de transparência, estrutura de órgãos e serviços da gestão municipal, Ouvidoria, Diário Oficial, notícias, canais de atendimento, dentre outros.
De acordo com a diretora de Transformação Digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Lorena Borges, essas realizações na plataforma refletem o compromisso com acessibilidade, inovação, segurança digital e integração das informações e serviços, proporcionando melhorias contínuas para os cidadãos e otimização dos processos internos da administração pública municipal.
“Uma das grandes entregas deste ano, por exemplo, foi a integração completa de 100% dos serviços agendáveis da Prefeitura ao Salvador Digital, incluindo novas unidades de atendimento, como a Casa da Mulher Brasileira, Unidades CadÚnico, Cras, Creas, Prefeituras-Bairro, Camsid, Semob Cotae, Central de Regulação, Fumpres, Limpurb e Procuradoria-Geral, o que ampliou significativamente o portfólio de serviços disponíveis. Além disso, registramos um número importante referente à satisfação dos cidadãos com a plataforma, atingindo uma nota média de 4,2 em uma escala onde 5 é a máxima pontuação, o que reflete a qualidade e a eficácia dos serviços oferecidos, bem como a melhoria contínua no atendimento ao público”, destaca Lorena Borges.
Melhorias – Neste ano, a plataforma agregou outras ferramentas, a exemplo de novas unidades de agendamento e atendimento, como a dispensa de medicamentos, insumos e equipamentos da saúde e emissão de passe livre via Unidade de Gratuidade para Pessoas com Deficiência (UGPD). Além disso, foram disponibilizados 64 novos serviços digitais, permitindo que o cidadão realize mais solicitações de maneira totalmente online, com comodidade e segurança.
“Há ainda os serviços digitais de autoatendimento para taxistas. Com essa inovação, os condutores puderam realizar diversas solicitações de maneira totalmente online, a qualquer hora e de qualquer lugar, sem a necessidade de comparecer presencialmente a unidades de atendimento, a qual colocou Salvador como pioneira no Brasil ao oferecer este serviço. Foram disponibilizados também serviços dedicados aos servidores públicos municipais, com unidades de atendimento presencial exclusivas e totalmente integradas ao Salvador Digital. E quando falamos de transformação, com o objetivo de proporcionar ao cidadão uma experiência única, colocando no centro deste grande ecossistema, conseguimos disponibilizar, tanto o WhatsApp Oficial da PMS quanto o número 156 completamente incorporados à plataforma Salvador Digital, unificando os meios de comunicação e tornando o atendimento mais acessível e eficiente”, completa a diretora de Transformação Digital.
Futuro – Titular da Semit, Samuel Araújo explica que, “dentre as ações com expectativa de disponibilização ao público até final do primeiro semestre de 2025, estão tratativas para implementação de assistentes virtuais com inteligência artificial (IA) no canal de WhatsApp, desenvolvimento do aplicativo do Salvador Digital, levando em consideração a categorização dos serviços e os grupos, além da implementação de soluções de aprendizado de intenções, que irão ajudar a plataforma a entender melhor as necessidades dos cidadãos, oferecendo serviços de forma mais intuitiva, independente da jornada escolhida”.