2 dezembro 2024
A desembargadora Cynthia Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tem motivos de sobra para comemorar. Além de conquistar o 1º lugar na categoria Liderança Exponencial do Prêmio de Inovação J. Ex 2024, o Tribunal baiano brilhou com o Robô Themis e o Sistema Oxóssi. Essas ferramentas de automação e inteligência artificial conquistaram o 2º e o 3º lugares na categoria Inovação na Gestão e Inovação Tecnológica, respectivamente.
O Prêmio reconhece líderes, iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico e de gestão no ecossistema de Justiça. Ele foi entregue na quinta-feira (21), em Brasília. A presidente desembargadora Cynthia Resende concorreu na categoria “Liderança Exponencial”, na subcategoria “Tribunais Estaduais e Militares”.
A presidente do TJ-BA expressou a sua satisfação com o recebimento dos prêmios: “estou muito feliz pelo destaque que o Tribunal de Justiça da Bahia teve ontem, à noite, na entrega dos Prêmios da J.Ex. Concorremos com três iniciativas e duas delas ganharam: o Robô Themis e o Sistema Oxóssi; e eu, graças a vocês todos, fiquei em 1º lugar como Liderança Exponencial”.
Além disso, a magistrada fez questão de agradecer aos criadores do Robô Themis e do Sistema Oxóssi, bem como aos magistrados e aos servidores do TJ-BA: “quero agradecer, de coração, a todos os técnicos da Setim que criaram essas ferramentas e agradecer a todos os magistrados e servidores que votaram, durante dois dias, e que fizeram levar essa vitória grande para o Tribunal de Justiça da Bahia. Muito obrigada a todos”.
Para aqueles que quiserem apreciar os prêmios recebidos pelo Judiciário baiano, a presidente desembargadora pontuou que “os troféus serão colocados no AxéLab e todos poderão vê-los”.
Robôs premiados
O Themis é uma ferramenta de automação e inteligência artificial que auxilia na elaboração de minutas de sentenças e na movimentação de processos. O robô já auxiliou na redução de mais de 200 mil processos de execução fiscal, aumentando a eficiência na recuperação de créditos inscritos em dívida ativa e reduzindo o acervo processual.
Já o Sistema Oxóssi agrupa peças processuais por similaridade, o que garante mais celeridade e eficiência na rotina dos magistrados. Em setembro, essa ferramenta inovadora de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pelo AxéLab, Laboratório de Inovação do TJ-BA, também, foi premiada. Na oportunidade, o sistema IA de análise de peças processuais do TJ-BA recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria Tecnologia Judicial Inovadora, subcategoria Ideias Inovadoras, da primeira edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário.
A premiação foi entregue à presidente do Judiciário baiano durante o IV Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs), realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A cerimônia foi conduzida pelo ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do CNJ, Luís Roberto Barroso, e pela conselheira do CNJ, Daniela Madeira.
Para além das categorias citadas do Prêmio de Inovação J. Ex 2024, o TJ-BA, também, concorreu com o “Portal Justiça Automatizada”, na categoria “Laboratórios de Inovação”.
A desembargadora Cynthia Resende é a 4ª mulher a assumir a Presidência do TJ-BA. Desde sua posse em fevereiro, a desembargadora Cynthia Resende tem priorizado o fomento à inovação e à tecnologia como uma das diretrizes da sua gestão no TJ-BA, no biênio 2024-2026. A conquista do Prêmio de Inovação J.Ex é, também, um reconhecimento do esforço diário dos magistrados, dos servidores e dos colaboradores do Judiciário baiano.