3 dezembro 2024
Em decisão recente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou o pedido de desistência do diretório municipal do PSB em Lauro de Freitas da ação movida contra a prefeita eleita da cidade, Débora Régis (União Brasil). A ação, que questionava gastos na campanha de 2020, chegou ao fim após o PSB protocolar o pedido de desistência no mês passado.
“A vontade do povo é soberana, e o PSB tomou a melhor decisão”, comentou o Secretário-Geral do PSB, Helton Carlucho, ao ser questionado sobre o fim do processo no TSE. Segundo Helton, a decisão do partido foi tomada de forma coletiva, reafirmando o compromisso do PSB com o respeito à vontade popular. “Sempre respeitamos o voto manifestado nas urnas e entendemos que essa era a melhor forma de encerrar a questão”, declarou o secretário-geral.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) havia emitido anteriormente decisão favorável à cassação de Débora Régis, sob a acusação de omissão de despesas e arrecadação ilícita de recursos. No entanto, no TSE, o Ministério Público Eleitoral apresentou parecer favorável à prefeita eleita.
Com o pedido de desistência, o ministro Kassio Nunes Marques, do TSE, homologou a decisão do PSB, determinando o arquivamento do processo.