2 dezembro 2024
Em um marco significativo para a transparência e a acessibilidade na Justiça, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) lançou, no dia 21 de outubro, o projeto “Consulta Simples” durante o “I Seminário de Linguagem Simples – Criando Pontes entre o Cidadão e a Justiça”. Trata-se de painel inovador, focado na experiência do usuário, que oferece uma forma fácil e amigável de consulta processual, permitindo que o cidadão compreenda em que fase está o seu processo de forma acessível e clara.
O Consulta Simples traduz informações processuais para uma linguagem direta e intuitiva, eliminando barreiras de entendimento que antes dificultavam o acesso da população aos trâmites judiciais. Ele pode ser acessado ao pesquisar um processo pela Consulta Processual, na página principal do portal do TJ-BA.
A iniciativa, que faz parte do programa Linguagem Simples do TJ-BA, é um reflexo do compromisso do Tribunal em modernizar a prestação de seus serviços, garantindo que todos os cidadãos possam acompanhar suas ações judiciais com eficiência.
A presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Resende, enfatizou que o painel de consulta representa uma transformação importante para a Justiça baiana, ao tornar o serviço público mais transparente e acessível para a sociedade. A nova ferramenta dialoga com os esforços contínuos do TJ-BA que, recentemente, recebeu o Selo Linguagem Simples do Conselho Nacional de Justiça, destacando o Tribunal como um modelo de comunicação simplificada no Judiciário brasileiro.