2 dezembro 2024
”Já somos a empresa de saneamento que mais faz uso de energias renováveis, no Brasil, em suas operações”. Com essa afirmação, o gerente de Energia Elétrica da Embasa, Thiago Ferreira, mostrou o tamanho do programa de energia renovável da empresa em palestra no 4º Fórum de Hidrogênio, evento de abrangência internacional realizado no SENAI CIMATEC, em Salvador, nos dias 21 e 22 de novembro.
Durante a apresentação, o gestor ressaltou que a despesa com energia elétrica é a segunda maior entre as companhias de saneamento, pois os sistemas, tanto de abastecimento de água quanto de esgotamento sanitário, dependem de energia para funcionar.
“Na Embasa, o custo anual com energia é de R$ 480 milhões. A partir da necessidade urgente de fazer a transição energética para uma matriz de fontes renováveis, combinadas com mais eficiência operacional e mais eficiência em custos e empresarial, a companhia instituiu o seu Programa de Energia Renovável, que pretende migrar, até 2026, 100% do consumo energético das suas instalações para fontes renováveis de energia”, esclarece.
Hoje, a Embasa é a maior empresa do Brasil em número de unidades consumidoras atendidas por energia exclusivamente incentivada (renovável), segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Para 2025, a Embasa planeja abrir processo competitivo para a contratação de 60 MWmédios de energia elétrica a partir de fontes renováveis – solar e eólica – para suprimento de suas maiores unidades operacionais. “Neste período, a empresa espera obter seus primeiros I-RECs (sigla em inglês para Certificado de Energia Renovável Internacional), de forma a atestar a origem renovável da energia elétrica utilizada em suas operações”, destaca.
O evento, promovido pela Abrace Energia, contou com o patrocínio da Embasa, que também marcou presença com um estande para divulgar os avanços em seu programa de energia renovável.
Projeto Premiado – Em novembro de 2024, o Programa de Energia Renovável da Embasa trouxe para casa dois troféus. Na terceira edição do GRI Infra Awards Brazil 2024, em São Paulo (SP), a empresa conquistou o segundo lugar na categoria Potência, que reconhece os projetos sustentáveis desenvolvidos por empresas de todo o Brasil nas áreas de infraestrutura, saneamento e energia.
No I Prêmio Nacional Universalizar, em Brasília (DF), foi alçada ao terceiro lugar do pódio na categoria Transição Energética, com case escrito por Michele Ramos, Tarsis Cabral e Thiago Oliveira, que representou o grupo no evento.