26 dezembro 2024
Em um momento histórico, advogados e advogadas negras baianas participaram, nesta quarta (04), da I Jornada da Justiça Federal pela Equidade Racial. Realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, o evento antecedeu a abertura do I Simpósio Internacional pela Equidade Racial: Brasil, Estados Unidos e África do Sul, discutindo a questão racial na perspectiva do direito comparado.
O grupo de advogados baianos participou do evento a convite da Educafro, uma rede de cursos voltados à inclusão de pessoas negras nas universidades públicas. Ao discutir os 42 enunciados do STJ sobre equidade racial, o grupo baiano levou suas experiências e estudos acadêmicos, contribuindo para o aprimoramento dos textos que foram votados pelos juízes e desembargadores responsáveis pela construção do trabalho no Superior Tribunal.
“As sugestões e propostas oferecidas foram amplamente bem acolhidas, com reconhecida qualidade do trabalho em prol de toda a sociedade, por forças das repercussões nos julgamentos dos nossos tribunais”, disse a vice-presidente da Caixa dos Advogados da Bahia, Cleia Costa, que integrou o grupo.
Além de Cléia, participaram da comitiva baiana as advogadas e advogados Roberto Oliveira, Marcos Demetrio, Richard Lacrose, Lilian Gleide, Mirla Brito, Diana Renata Limoeiro, Jéssica Coimbra, Carlos Fonseca , Fábio Santos, Ana Carolina Belens, Tiago Freitas, Renard Bomfim, Bianca Santana, Flávia Brito dos Santos, Gustavo Alves, Rosemeire Coulibaly, Felipe Teixeira, Paulo Andrade.