17 maio 2025
Os deputados aprovaram por unanimidade, na tarde desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), oito projetos de lei, sendo seis de autoria do Executivo, um do Tribunal de Justiça e outro de autoria do deputado estadual Sandro Régis (União Brasil).
Na avaliação do líder da oposição, Alan Sanches (União Brasil), a “força -tarefa” realizada em conjunto com o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), resultou na aprovação de projetos que estavam sobrestando a pauta. Segundo Sanches, a expectativa é que a Lei Orçamentária Anual seja votada entre os dias 17 e 18 deste mês.
“A gente precisava acelerar esse projeto então, graças a Deus, transcorreu com tranquilidade. Já fizemos uma programação para, na próxima semana, passar alguns projetos na Mesa Diretora que sejam de honraria e também os projetos que tenham passado na CCJ de cada deputado. Pelo menos na minha bancada, a gente vai trazer dois para a gente tentar levar essa votação dos projetos de iniciativa dos deputados parlamentares”, projetou.
Entre os projetos aprovados nesta terça está o de nº 25.572/2024, que trata da redução do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), a medida irá beneficiar os proprietários de carros elétricos. Já a redução do imposto para os carros híbridos ficará para um outro momento, conforme ele adiantou.
Relatado pelo deputado Robinson Almeida (PT), o PL 25.565/2024, também de autoria do Executivo, autoriza o governo baiano remanejar os recursos de um empréstimo de R$ 800 milhões para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, no trecho Calçada – Comércio. Segundo Rosemberg, “o projeto resolve a questão do VLT para a cidade de Salvador”. Os recursos foram captados junto à Caixa Econômica Federal.
Confira os demais projetos aprovados: