Foto: Reprodução
Aos 21 segundos do vídeo da Marinha, um marinheiro que se parece com o ministro Haddad rasteja durante um treinamento de obstáculos 03 de dezembro de 2024 | 17:45

Sósia de Haddad em vídeo da Marinha repercute nas redes sociais: ‘Cansou de ser ministro’

brasil

Em um vídeo divulgado nas redes sociais da Marinha no último domingo (1), a semelhança de um militar que aparece aos 21 segundos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamou a atenção e repercutiu nas redes.

O material foi produzido em homenagem ao Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro. A divulgação ocorreu 12 dias antes da data de comemoração e quatro dias após o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo Lula —entre as quais estão regras previdenciárias mais duras para militares.

Por causa desse cronograma, o vídeo chegou a ser visto como uma resposta crítica ao corte de gastos.

Na cena que chamou a atenção na internet, o personagem que se parece com o ministro rasteja durante um treinamento de obstáculos. Nesse momento, uma voz diz: “Vocês terão que se acostumar”.

A reportagem pediu um posicionamento de Haddad sobre o suposto “sósia” que aparece no vídeo, mas a assessoria informou que ele não comentaria o caso.

A Marinha foi questionada sobre diversos pontos relacionados ao vídeo, entre eles por que ele foi publicado no dia 1º de dezembro, e não no dia 13, e qual a identidade e função do personagem em questão. Até a publicação deste texto, não houve resposta.

A reportagem testou o vídeo em quatro programas que detectam deep fakes (manipulações de vídeo por meio de inteligência artificial): nenhum deles acusou alterações.

O vídeo alterna imagens de treinamento e ação militar com momentos de lazer de civis na praia e em festas. O objetivo é mostrar que os marinheiros e fuzileiros “abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer para proteger as riquezas do Brasil no mar”, segundo a legenda da publicação.

A gravação termina com uma militar questionando: “Privilégios? Vem pra Marinha”.

A frase seria uma indireta à regra que definiu a idade mínima de 55 anos para que os militares possam ir para a reserva, o que incomodou as Forças Armadas.

No X (antigo Twitter), usuários questionaram o que o ministro estaria fazendo em um vídeo da Marinha. Houve quem brincasse que Haddad se cansou de ser ministro e se juntou à Força, e que foi fazer uma “ponta” no filme.

Outros foram mais críticos, dizendo que o ministro entrou na Marinha para aprender a nadar, “pois está afundando o Brasil”, e que a aparição do suposto “sósia” foi um “recado” da Força ao chefe da Fazenda.

Nesta segunda-feira (2), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), criticou o vídeo nas redes e definiu o material como um “grave erro”.

Nas redes sociais, o vídeo de celebração também foi alvo de críticas. Na ferramenta de contexto adicionada pelos leitores do X, os internautas disseram que o vídeo “não reflete a realidade”.

“Os militares da Marinha recebem benefícios e salários superiores à média da população brasileira. Por outro lado, grande parte dos brasileiros enfrenta jornadas de trabalho longas e exaustivas, com pouco tempo para descanso”, diz a nota.

Vitor Hugo Batista/Folhapress
Comentários