26 julho 2025
O publicitário Sidônio Palmeira assume oficialmente nesta terça-feira a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Luiz Inácio Lula da Silva, substituindo Paulo Pimenta, que foi demitido após críticas do presidente às estratégias de comunicação do Planalto. Sidônio propõe um “segundo tempo do governo”, com um diálogo mais direto com a população, especialmente por meio das redes sociais, garantindo que as informações cheguem de forma clara “na ponta”. A reportagem é do jornal “O Globo”.
Mudanças já em andamento
A transição foi definida na semana passada, quando Sidônio e Pimenta participaram de uma entrevista coletiva confirmando a troca de comando. Apesar de assumir oficialmente apenas hoje, Sidônio já começou a implementar mudanças na Secom, incluindo a nomeação de pessoas de sua confiança para cargos estratégicos.
Foco no legado e reeleição
A expectativa do governo é que Sidônio consiga impulsionar programas que reforcem a identidade do atual governo, como o Pé-de-Meia na Educação, e ajude a consolidar a imagem de Lula para uma possível candidatura à reeleição em 2026.
Futuro de Paulo Pimenta
O presidente Lula ainda não decidiu qual será o próximo cargo de Paulo Pimenta. Entre as possibilidades estão a liderança do governo na Câmara, atualmente ocupada pelo deputado José Guimarães (PT-CE), ou a chefia da Secretaria-Geral da Presidência, comandada por Márcio Macêdo. Ao ser questionado, Pimenta afirmou que ainda não foi informado sobre seu novo papel no governo.