18 abril 2025
Em entrevista ao PolíticaPod, podcast do Política Livre, nesta segunda-feira (31), o vice-presidente nacional do PT, Everaldo Anunciação, afirmou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), é um “player eleitoralmente melhor do que Angelo Coronel (PSD)” que, no ano que vem, tentará a sua reeleição. A permanência do pessedista na chapa majoritária, entretanto, é uma incógnita, já que setores do PT defendem os nomes de Jaques Wagner e Rui Costa no pleito.
“A contribuição de Rui Costa no dia a dia e na base eu acho que é melhor. E a gente precisa manter esse time com a sua força total para as eleições de 2026”, cravou.
De acordo com Anunciação, a disputa eleitoral será “dura” e passará pelas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ainda citou que o presidente terá a missão de escalar os “melhores jogadores”, já que o técnico não trabalha com “improvisos”.
“A questão é, como nós temos um coletivo, nós temos que fazer essa combinação com o PSD, com o PCdoB, o PSB. O PSB já teve, com a senadora Lídice (da Mata), com a gente”, disse, ao lembrar o cenário das eleições de 2018 em que a presidente do PSB da Bahia foi preterida a concorrer à reeleição para dar lugar na chapa, justamente, a Angelo Coronel.
“Esse entendimento é que tem que ser mais cuidadoso”, afirmou Everaldo. O dirigente também frisou que “nenhum indivíduo pode se colocar acima do interesse coletivo”, num claro recado ao pessedista.
“Se para esse projeto continuar a gente precisar fazer alguns ajustes, eu acho que é necessário, como fizemos com Lídice. Coronel virou candidato a senador e Lídice foi retirada (da chapa) e foi para deputada federal para gente fazer uma arrumação política para a estratégia daquele momento”, reforçou.
Assista ao PolíticaPod com o vice-presidente nacional do PT, Everaldo Anunciação:
Política Livre