19 junho 2025
Diversas soluções foram disponibilizadas neste Carnaval pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), órgãos do sistema integrado de tecnologia do município. Durante o Carnaval, a plataforma Salvador Digital teve 555.113 acessos e se consolidou como um importante meio de comunicação entre a população e a Prefeitura, oferecendo uma ampla gama de serviços aos foliões.
Desenvolvido pela Semit, o Salvador Digital teve um papel fundamental neste Carnaval, apoiando diretamente as ações da Ouvidoria Geral do Município (OGM) e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Além disso, a plataforma contribuiu indiretamente para os serviços das secretarias municipais da Saúde, do Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Ordem Pública (Semop), Manutenção da Cidade (Seman) e Mobilidade (Semob), bem como para a atuação da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
O portal, que integra todos os canais de atendimento, presenciais e remotos, como Prefeituras-Bairro, 156 e WhatsApp, está disponível 24 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos. Desta forma, os usuários puderam consultar informações, solicitar serviços ou registrar ocorrências pelo meio mais conveniente, a qualquer hora e de qualquer local.
WhatsApp da Prefeitura
Pelo WhatsApp da Prefeitura (71 98791-3420), a Semit ofereceu diversos serviços que facilitaram a vida do folião durante o Carnaval de Salvador. Entre eles, o “De Olho no Trio”, que permitiu acompanhar, em tempo real, a localização exata dos trios elétricos. O serviço teve cerca de 39 mil acessos, um crescimento de 4,5% se comparado ao Carnaval de 2024, quando a ferramenta foi lançada pela Prefeitura de Salvador.
Ainda por meio do WhatsApp, o folião pôde acessar a localização exata de módulos de saúde, centros de referência de atenção à mulher e de acolhimento e aprendizado da criança, pontos de táxi e mototáxi, camarotes da festa, banheiros e informações sobre Expresso Salvador. Foram 9.506 novos usuários, sendo 63% de Salvador e os demais de fora da cidade – 2% são de outros países.
“Neste Carnaval, a Semit garantiu que a tecnologia estivesse a serviço do folião, tornando a experiência mais acessível e interativa. Com iniciativas como o WhatsApp da Prefeitura e o ‘De Olho no Trio’, oferecemos informações em tempo real e serviços essenciais na palma da mão do folião, reforçando nosso compromisso com a inovação e o bem-estar dos soteropolitanos e turistas”, disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga.
Cogel – Durante a Operação Carnaval 2025, a Cogel disponibilizou infraestrutura e conectividade para todos os órgãos da administração municipal e garantiu rede Wi-Fi gratuita nos circuitos da festa, por meio do Conecta Salvador. Esta iniciativa permitiu que foliões e trabalhadores ambulantes acessassem redes sociais, aplicativos de mensagens e realizassem pagamentos digitais com mais facilidade e segurança. Ao todo, 99 equipamentos de alta densidade foram distribuídos pelos dois principais circuitos da folia, garantindo conexão estável e eficiente.
A Cogel ainda garantiu infraestrutura para a transmissão ao vivo nos canais oficiais da Prefeitura de Salvador nas redes sociais, além de fornecer links de dados para as 40 câmeras de monitoramento da festa. Nos seis dias oficiais de festa, foram registrados 1,1 milhão de conexões e 17 Tb de tráfego de dados.
“A tecnologia foi uma aliada fundamental para a organização do Carnaval de Salvador. Com a conectividade nos circuitos da festa, garantimos que foliões, ambulantes e órgãos públicos tivessem acesso a uma rede estável e eficiente. Além disso, possibilitamos a transmissão ao vivo do evento e reforçamos a segurança com links de dados para as câmeras de monitoramento”, explica o presidente da Cogel, Samuel Araújo.