25 março 2025
A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (12), uma operação para combater um esquema de desvio de recursos públicos na Bahia. A ação ocorre em Salvador e na cidade de América Dourada, localizada a 430 km da capital. Ao todo, estão sendo cumpridos dez mandados judiciais.
De acordo com informações preliminares, a investigação aponta para um esquema de corrupção na Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Um dos mandados de busca e apreensão está sendo cumprido em um condomínio de luxo em Salvador.
Segundo o “Metrópoles”, o principal alvo da operação é Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador do órgão, já investigado anteriormente na Operação Overclean, que desvendou um esquema bilionário de corrupção no DNOCS.
As investigações apontam que servidores e particulares envolvidos no esquema desviavam máquinas e implementos agrícolas destinados a associações de agricultura familiar. Em vez de chegarem aos beneficiários, os equipamentos eram vendidos ou entregues a terceiros, configurando, em tese, crime de peculato.
Para viabilizar os desvios, os suspeitos forjavam documentos administrativos, justificando a retirada das máquinas do pátio do DNOCS. No entanto, a PF descobriu que as associações rurais listadas nesses registros não tinham conhecimento da movimentação. A falta de fiscalização facilitou a ação criminosa, permitindo que os desvios ocorressem por anos sem obstáculos.
A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Salvador (7), Simões Filho (1) e América Dourada (1). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal da Bahia e executadas por 35 agentes da Polícia Federal. Os investigados podem responder por peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.