Foto: Thuane Maria/GOVBA
Governador Jerônimo Rodrigues anuncia Pablo Barrozo como novo secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura 01 de abril de 2025 | 15:28

Ao escolher Pablo Barrozo para Seagri, Jerônimo quebra promessa feita a aliados; governador confirma mudança

exclusivas

Ex-deputado estadual e secretário-geral do Avante na Bahia, Pablo Barrozo assume oficialmente nesta quarta-feira (2) o comando da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) mesmo com o nome colocado para ser candidato em 2026. Ou seja, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) está, na prática, quebrando uma promessa que fez publicamente de não nomear, na reforma administrativa, quadros políticos que pretendem concorrer no próximo pleito.

Jerônimo se reuniu nesta terça-feira (1º) com Pablo e com a cúpula do Avante na Bahia, quando oficializou o convite ao ex-deputado, escolhido após indicação do presidente estadual do partido, Ronaldo Carletto. O anúncio oficial foi feito pelo chefe do Executivo estadual logo após o encontro.

Conforme já havia antecipado o site, Pablo assume a pasta no lugar de Tum (Avante), que estava no posto desde o início do governo, indicado pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante).

Antes de assumir a Seagri, Pablo, que já foi assessor e aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), se colocava como pré-candidato a deputado estadual. Segundo lideranças do Avante ouvidas pelo site, o fato de ocupar um cargo no primeiro escalão do governo não fez o secretário-geral do partido desistir dos planos.

Em novembro de 2024, Jerônimo disse, em entrevista à imprensa, que não convidaria políticos pré-candidatos em 2026 para ocupar cargos na reforma administrativa. Aqueles que desempenham funções no governo desde 2023 e que pretendem concorrer no próximo pleito não estariam com os cargos em risco por conta desse fator.

Na época, a fala do governador agradou deputados e ex-prefeitos da base aliada que cogitam concorrer no próximo pleito, pois foi vista como equilibrada e justa, com o objetivo de não favorecer a ninguém numa eventual disputa.

Experiência registrada

Durante o anúncio de hoje, Jerônimo destacou a experiência de Pablo na política e sua familiaridade com questões orçamentárias e políticas públicas. “Tenho certeza de que, com a força do setor e a competência do Pablo, conseguiremos desenvolver uma boa agenda para a agricultura baiana”, afirmou o governador.

Pablo reforçou o compromisso com o setor agropecuário e a importância da agricultura para a economia do Estado. “A agricultura é uma pasta extremamente importante, sendo uma das principais responsáveis pela economia do nosso estado, ao lado da pecuária. O governador foi claro ao exigir que a agricultura baiana esteja entre as melhores do país, e esse será o nosso foco: fazer mais e melhor, garantindo que o agro da Bahia continue crescendo e se destacando nacionalmente”, declarou o novo secretário.

Pablo Barrozo tem em seu currículo atuação destacada tanto na capital baiana quanto no interior do estado. Durante seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (2015-2018), participou ativamente de comissões como Justiça, Agricultura e Política Rural, Ética e Decoro Parlamentar, além da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Em 2020, também ocupou o cargo de secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador na gestão de ACM Neto.

Leia mais: Avante ofereceu três nomes ao governador para a troca de Tum na Secretaria de Agricultura; partido fica com duas diretorias da Embasa

Política Livre
Comentários