14 maio 2025
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) anunciou que fará uma vistoria nas condições da unidade de saúde de Plantaforma, após denúncias do deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que apontou que medidas emergenciais precisam ser tomadas para resolver os problemas de abandono do equipamento, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A vistoria foi marcada para o dia 12 de maio, às 10h.
Fechada desde 2018, a unidade de saúde exibe, segundo o deputado, sinais claros de má gestão pública. Em vídeo publicado nas redes do parlamentar, é possível conferir que diversos materiais hospitalares estão armazenados de maneira inadequada em um ambiente insalubre.
De 2018 a 2021, o prédio funcionou como um Centro de Parto Humanizado, mas com o fechamento, passou a ser utilizado como um almoxarifado para documentos, bens de consumo e medicamentos.
O MP-BA já chegou a classificar as condições físicas do local como precárias, destacando que ele é inadequado para o armazenamento de documentos e materiais, muitos dos quais já estão vencidos. Além disso, foram identificados problemas sérios, como falta de ventilação, excesso de umidade e mofo, comprometendo a segurança sanitária da unidade.
“A ação e a resposta rápida do MP-BA ressaltam a importância da fiscalização e da responsabilidade na gestão dos recursos públicos, especialmente em áreas críticas como a saúde. A expectativa é que a vistoria contribua para a recuperação e reabertura da unidade, garantindo atendimento digno à população”, disse Leandro ao ser comunicado da vistoria.