Foto: Divulgação/Arquivo
O advogado Bento José Lima Neto, ex-secretário de Gestão da Prefeitura de Ilhéus 09 de abril de 2025 | 15:12

Candidato derrotado em Ilhéus, Bento Lima é exonerado do gabinete da esposa do ex-prefeito, deputada Soane Galvão

exclusivas

O Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta quarta-feira (09), traz a exoneração do braço direito do casal Mário Alexandre (Marão) e Soane Galvão (PSB), respectivamente, ex-prefeito e ex-primeira-dama de Ilhéus, no sul do Estado.

O advogado Bento José Lima Neto, ex-secretário de Gestão da Prefeitura, foi o nome escolhido por Marão (PSD) como seu sucessor na eleição de 2024. A decisão, entretanto, causou uma fratura na base do governo, que marchou com a candidata Adélia Pinheiro (PT), e uma indisposição com o PSD, que na Bahia é liderado pelo senador Otto Alencar. A falta de unidade na base favoreceu a vitória do candidato da oposição, Valderico Júnior (União Brasil).

Bento Lima estava nomeado no gabinete de Soane Galvão, que é deputada estadual, com o cargo de Secretário Parlamentar (SP-27), cuja remuneração é a penúltima mais alta desta categoria, R$14 mil mensal, conforme informação disponibilizada no Portal de Transparência da Casa.

Em setembro do ano passado, uma investigação da Polícia Federal apontou a existência de um esquema de propina envolvendo licitações, supostamente, liderado pelo ex-prefeito Marão, e que contou com a participação de outros agentes públicos – entre eles, Bento Lima. À época, o PSD da Bahia emitiu uma nota aconselhando o candidato do partido à Prefeitura de Ilhéus a retirar a candidatura.

Política Livre
Comentários