Foto: Reprodução/X
Oficial de justiça entrega intimação ao ex-presidente Jair Bolsonaro em hospital do DF 25 de abril de 2025 | 17:15

Conselho de Medicina abrirá procedimento contra hospital por acesso a UTI de Bolsonaro

brasil

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal abrirá procedimento de investigação contra o hospital DF Star, de Brasília, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado, por permitir acesso de pessoas à UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Na última quarta-feira (23), uma oficial de justiça entrou na UTI e entregou uma intimação a Bolsonaro na ação da suposta trama golpista, na qual ele é réu.

“O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal irá apurar os fatos ocorridos no Hospital DF Star, entretanto tais procedimentos são amparados pelo sigilo processual”, diz nota enviada ao Painel.

O ex-presidente também recebeu aliados, fez uma live e deu uma entrevista para o SBT. Isso foi usado como argumento para Moraes determinar a entrada da oficial de justiça. Aliados de Bolsonaro dizem que ele se exaltou por causa do episódio e teve um pico de pressão.

“As UTIs acolhem pacientes em condições de saúde delicadas, exigindo ambientes rigorosamente controlados para favorecer a recuperação. O aumento no número de pessoas circulando nesses espaços pode comprometer a evolução clínica dos pacientes e aumentar o risco de infecções hospitalares”, acrescenta a nota.

Em outra frente, o CFM divulgou nesta sexta-feira (25) uma nota sobre o acesso de pessoas a UTIs, motivada pelos episódios envolvendo o ex-presidente. O órgão tem tido alinhamento com posições bolsonaristas em temas como aborto e direitos trans.

O conselho diz que a visita a esses espaços é regulada por normas técnicas e deve ser limitado, com uso de equipamentos de proteção e autorização prévia de médicos.

“O CFM destaca que o desrespeito a protocolos técnico-científicos de acesso à UTI deve ser apurado pelos Conselhos Regionais de Medicina pelo risco que representa à saúde e à vida dos pacientes”.

Fábio Zanini/Folhapress
Comentários