11 maio 2025
O deputado estadual Cafu Barreto (PSD), integrante da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e representante da macrorregião de Irecê, afirmou que as ações do governo estadual contra a seca ainda não chegaram na ponta para as famílias e produtores afetados com a mais severa estiagem dos últimos anos. Segundo ele, a crise se acentuou nos últimos dias com o aumento de 25% no preço do milho comercializado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“Esse preço aí gerou um desconforto muito grande lá para os agricultores […] Porque como é que pode? Quer dizer, tem que ter uma ação melhor. O preço está de 60, a Conab chega agora e bota 75”.
Cafu Barreto conta que no último encontro Jerônimo disse estar preparando uma série de ações para lidar com a seca, mas que nenhuma medida efetiva chegou aos municípios que representa.
“A ajuda ainda não chegou na ponta, mas eu acredito que depois do feriado da Semana Santa deve agilizar, não é possível”, exclama o parlamentar, ao lamentar também não ver agilidade por parte do governo Lula.
“Era para conseguir, né? Mas a dificuldade é muito grande. Eu sempre falo, o que nós precisamos era de oportunidade. Dando oportunidade, a gente consegue as coisas, consegue amenizar, consegue melhorar as coisas. Mas a burocracia é muito grande”, acrescenta.
“Então o que nos resta é ter um pouco de paciência. Eu como deputado estadual aqui da Bahia e da macrorregião de Irecê, eu sempre cobro investimentos, a gente colabora aqui com o governador Jerônimo, estamos aqui na base, A gente tá sempre cobrando, mas a dificuldade é grande. É coisa pra ontem, né? Não é pra ficar pensando, sonhando”, completa Cafu.