12 maio 2025
O deputado estadual Hassan (PP) afirmou que está aguardando o anúncio oficial da federação entre União Brasil e PP para iniciar as conversas com os demais partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) visando a renovação do seu mandato na Assembleia Legislativa em 2026.
Conforme revelou com exclusividade este Política Livre, na última quarta-feira (23), a oficialização será feita na próxima terça (29). Em entrevista ao site na manhã desta quinta-feira (24), durante a entrega do título de Cidadã Baiana à presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems), Stela Souza, Hassan lembrou a relação longeva entre o PP e o seu líder político, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, que rompeu com o governo do Estado em 2022 para apoiar o candidato da oposição, ACM Neto (União Brasil). Zé Cocá, entretanto, está em vias de retornar a base do governador Jerônimo Rodrigues.
“Nós somos PP há bastante tempo. Zé, principalmente, que é nosso líder político, ele é do Partido Progressista há bastante tempo. A gente está aguardando a concretização desta federação para a gente então verificar qual vai ser a nossa posição”, disse.
Sobre a mudança de agremiação, Hassan projetou que a saída dos deputados estaduais do PP será feita em bloco, já que todos eles, além de serem contrários a federação, não têm interesse em romper com o governo. Ele também citou que a mudança só poderá ser feita na janela partidária, entre os meses de março e abril de 2026, e que, portanto, há bastante tempo para amadurecer as discussões com os demais partidos da base.
“Nós não podemos fazer nenhum movimento antes de 2026, enquanto deputados com o mandato do PP. Mas a gente começa a verificar quais serão as nossas opções, conversar com o governo do estado para verificar qual será a melhor opção para nós deputados do partido. E acredito que qual seja o movimento, ele será em bloco, ele será uma decisão de bancada, da bancada estadual para sair do PP e para onde nós iremos. Todos nos colocam de que parece que já é realmente algo de fato, estamos esperando essa oficialização e aí a gente começar a se movimentar nesse sentido”, projetou.
Carine Andrade