Foto: Divulgação/Arquivo
Ireuda Silva 28 de abril de 2025 | 09:34

Ireuda Silva critica omissão em suspeita de fraude no INSS e cobra apuração rigorosa

salvador

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), se manifestou nesta segunda-feira (28) sobre as recentes denúncias de irregularidades envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal, entidades sindicais teriam desviado cerca de R$ 6,3 bilhões dos benefícios de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024, utilizando-se de acordos de cooperação técnica firmados com o instituto.

Para Ireuda, o mais alarmante é que grande parte desses descontos foi feita sem autorização dos beneficiários, atingindo milhões de pessoas, muitas delas em situação de vulnerabilidade, que sequer sabiam ler ou escrever.

A vereadora destacou ainda que as irregularidades já haviam sido alertadas em junho de 2023, durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. Apesar da gravidade das denúncias, o então presidente do conselho, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, adiou a análise do caso, o que Ireuda classificou como “negligência chocante”.

“É preciso dar uma resposta firme. É necessário apurar responsabilidades de todos os envolvidos. É inadmissível que as vítimas desses golpes continuem arcando sozinhas com o prejuízo”, afirmou a parlamentar.

Ireuda também ressaltou que a omissão diante de indícios de irregularidades configura uma forma de violência contra o povo brasileiro. “Que esta triste situação nos sirva de lição. Não podemos tolerar que crimes como esse aconteçam às custas dos mais frágeis”, concluiu.

Comentários