11 maio 2025
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), afirmou que que deverá se reunir com o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Tiago Correia (PSDB), ainda esta semana, para tratar da composição da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que terá como prerrogativa apurar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na Bahia.
Conforme decisão publicada no Diário do Legislativo, na última segunda-feira (07), a instalação foi determinada após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) conceder um mandado de segurança ao deputado Leandro de Jesus (PL), autor do requerimento. O parlamentar havia protocolado em abril de 2023 o pedido para instalação da CPI, mas o documento foi indeferido, à época, pelo então presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), que argumentou que o tema envolve atribuições federais como a reforma agrária.
Em conversa este Política Livre, a presidente salientou que a decisão judicial já foi cumprida, mas a escolha dos nomes que farão parte do colegiado será feita “sem pressa”. “A Casa recebeu uma ordem judicial para instalar a CPI, e assim nós fizemos. Nós publicamos e estamos aguardando agora que os líderes indiquem os deputados que irão compor”, disse.
Ainda de acordo com Ivana Bastos, além da indicação dos membros pelos líderes, será feita uma consulta aos deputados indicados sobre a disponibilidade em fazer parte do colegiado. “Está tudo muito tranquilo, sem nenhuma pressa, no tempo que a lei determina”, frisou.
Carine Andrade, Política Livre