Foto: Reprodução/Arquivo
O presidente russo, Vladimir Putin 19 de abril de 2025 | 12:09

Putin declara cessar-fogo na Ucrânia durante a Páscoa

mundo

O presidente russo, Vladimir Putin, decretou neste sábado (19) que suas tropas realizem um cessar-fogo na Ucrânia em razão da Páscoa, e pediu a Kiev que respeite a trégua.

“Hoje, das 18h (12h no horário de Brasília) até a meia-noite de domingo (18h no horário de Brasília), a parte russa declara uma trégua de Páscoa”, afirmou Putin durante uma reunião televisionada com o chefe do Estado-Maior russo, Valeri Guerasimov.

“Com base em considerações humanitárias, o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Ordeno a suspensão de todas as atividades militares durante este período”, disse o líder russo.

Putin afirmou esperar que a Ucrânia respeite trégua, mas disse a Gerasimov para preparar tropas russas para revidar qualquer ataque de Kiev.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (18) que pode desistir de tentar resolver a Guerra da Ucrânia se Moscou e Kiev tornarem muito difícil encerrar o conflito. “Vamos passar [se não for possível a negociação]”, disse a repórteres.

Trump declarou, porém, que isso não significava o abandono americano do diálogo de paz, mas que os EUA viam a situação chegar a um “ponto crítico”. O republicano iniciou o mandato dizendo que poderia resolver a guerra em 24 horas.

No último domingo (13), forças da Rússia promoveram um dos mais mortíferos ataques contra civis na Guerra da Ucrânia, quando ao menos 34 pessoas morreram em Sumi, capital da província homônima no nordeste do país invadido por Vladimir Putin em 2022.

Folhapress
Comentários