10 maio 2025
O vice-presidente nacional do PT, Everaldo Anunciação, visitou o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que está em greve de fome em protesto contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que recomendou a cassação de seu mandato.
Acompanhado por Deyvid Bacelar, presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Everaldo reforçou, nesta terça-feira (15), a posição de solidariedade do Partido dos Trabalhadores ao parlamentar, cujo destino ainda depende de deliberação no plenário da Casa. Em nota, a legenda repudiou o que classifica de perseguição política.
“O PT repudia qualquer forma de perseguição política a parlamentares comprometidos com a justiça social, os direitos humanos e os interesses do povo brasileiro. Glauber tem uma trajetória de luta ao lado dos movimentos populares e merece nosso respeito e apoio”, diz trecho da nota assinada pelo presidente nacional do PT, senador Humberto Costa.
“A greve de fome é um alerta à sociedade brasileira: não podemos aceitar o avanço de práticas autoritárias que buscam silenciar aqueles que se colocam ao lado do povo, dos trabalhadores e da democracia”, continua.
Por 13 votos favoráveis e 5 votos contrários, os integrantes do Conselho aprovaram o parecer do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que recomendou a perda do mandato de Glauber Braga durante sessão no último dia 9.
Glauber Braga foi acusado pelo partido Novo de ter expulsado da Câmara, em abril do ano passado, com empurrões e chutes, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro. A cena foi filmada. Costenaro participava de manifestação de apoio a motoristas de aplicativo durante o debate de proposta que regulamenta a profissão (PL 12/24).