15 junho 2025
Os EUA perderam sua classificação de crédito máxima (triplo A) concedida pela Moody’s devido a preocupações com o aumento dos níveis da dívida pública.
Na tarde de sexta-feira (16), a agência rebaixou a classificação de crédito dos EUA de Aaa para Aa1, enquanto a perspectiva foi alterada de negativa para estável. As outras principais agências, Fitch e S&P, já haviam retirado a classificação impecável dos EUA anteriormente.
A Moody’s afirmou que espera que os déficits federais aumentem para quase 9% do PIB até 2035, em comparação com 6,4% no ano passado, devido ao aumento dos pagamentos de juros sobre a dívida, gastos com direitos adquiridos e uma “geração de receita relativamente baixa”.
“Esse rebaixamento de um nível em nossa escala de 21 níveis reflete o aumento, ao longo de mais de uma década, da dívida pública e das razões de pagamento de juros para patamares significativamente superiores aos de soberanos com classificação semelhante”, escreveu a agência.
Folhapress