Foto: Divulgação/Arquivo
A presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos (PSD) 08 de maio de 2025 | 13:52

Aprovação de projetos de autoria dos deputados tem dado novo ritmo à gestão de Ivana Bastos

exclusivas

Pleito antigo dos deputados da Assembleia Legislativa, a aprovação de projetos de autoria própria tem sido cumprida à risca pela presidente, Ivana Bastos (PSD), desde que assumiu oficialmente o posto, no final de fevereiro deste ano. Essa foi uma das promessas feitas por Ivana ainda quando era 1ª vice-presidente da Casa e tentava reunir apoios dos colegas para ascender ao posto de presidente do Legislativo estadual.

A celeridade com que os projetos estão sendo “desengavetados” na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Robinson Almeida (PT), e consequentemente levados para votação em plenário, tem sido elogiada por deputados da ala do governo e da oposição. A este Política Livre, alguns nomes afirmaram que a gestão de Ivana Bastos está imprimindo um ritmo mais dinâmico à Casa, que durante muito tempo ficou marcada por votar somente os projetos enviados pelo Executivo. Em outras gestões, os projetos de autoria própria normalmente eram votados em uma espécie de “pacotão” antes do recesso parlamentar nos meses de julho e dezembro.

É importante lembrar que nas primeiras semanas na presidência, que coincidiu com o Março Mulher, houve uma votação histórica na Assembleia Legislativa em que foram aprovados seis projetos de deputadas que fazem parte da bancada feminina.

Balanço

Em entrevista à imprensa, na última terça-feira (06), Ivana Bastos fez um balanço sobre as proposições levadas ao plenário e destacou que somente no mês de abril foram 36 projetos aprovados. “E a proposta nossa é cada vez mais discutir com os deputados, colocar esses projetos em pauta e votar projetos de deputados, para que os deputados tenham entusiasmo, tenham de vir a plenário para discutir seus projetos e aprovar leis”, afirmou. Nesse mesmo dia, 12 projetos de autoria própria foram aprovados em plenário.

Nesta quinta-feira (07), os membros da Mesa Diretora analisaram mais projetos de autoria própria e aprovaram 11 proposições que serão encaminhadas para votação. Os projetos tratam de honrarias que serão concedidas a personalidades com serviços prestados à Bahia.

Carine Andrade, Política Livre
Comentários