22 maio 2025
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), pediu apoio do chefe do Executivo paranaense, Ratinho Jr. (PSD), na articulação para aprovar um texto alternativo à PEC (proposta de emenda à Constituição) da Segurança Pública, enviada pelo governo Lula ao Congresso no começo de abril.
Ambos são pré-candidatos às eleições presidenciais de 2026 no campo da direita.
No final do ano passado, Caiado apresentou uma proposta que dá autonomia para que estados legislem sobre crimes e retira o contingenciamento de recursos dos fundos de segurança para estados que optarem por não seguir as diretrizes de segurança do governo federal.
Na terça-feira (6), em palestra no Secovi-SP (sindicato patronal do setor imobiliário), Ratinho Jr. defendeu que cada estado tenha autoridade para fazer sua própria legislação penal, como forma de resolver a questão da violência no país.
Caiado também pretende procurar outros governadores em busca de apoio ao texto alternativo à PEC da Segurança Pública, que será debatida na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.
O governador goiano defende a formação de uma frente ampla para manter as prerrogativas constitucionais dos estados e aumentar seu poder de enfrentamento ao crime organizado.
“Precisamos encarar esse assunto com a seriedade que ele merece. Temos de tomar consciência de que, ou nós vamos enfrentar o crime no país para valer, ou então o crime vai tomar conta dos estados e do país”, diz.
Fábio Zanini/Folhapress