Foto: Carine Andrade/Política Livre
Wilson Cardoso 12 de maio de 2025 | 08:37

‘Mesmo em estado de emergência, municípios baianos poderão fazer os festejos juninos’, afirma presidente da UPB, Wilson Cardoso

exclusivas

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB), tranquilizou os prefeitos baianos que estavam receosos em realizar as festas de São João nos municípios que estão em estado de emergência por conta da seca.

De acordo com o presidente da entidade, houve um entendimento entre os órgãos controladores, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público da Bahia (MP-BA), que resultou na elaboração de uma nota técnica que estabelece critérios para que as festas juninas sejam realizadas sem penalizações.

“Tem mais de 200 prefeitos esperando essa solução dos órgãos controladores, TCM, TCE e Ministério Público com referência àqueles municípios que estão vivendo o problema da seca, que é grave. E aí eles estavam com receio, alguns outros prefeitos, de decretar o estado de emergência e não poder fazer seu São João, que é a festa mais democrática que tem, do pobre, do rico, é a alegria do interior”, afirmou Wilson Cardoso, que é prefeito de Andaraí, na região da Chapada Diamantina.

Entre os critérios estabelecidos pelos órgãos é que os municípios estejam com a folha de pagamento de pessoal e de fornecedores em dia. O presidente da UPB fez um apelo aos prefeitos e pediu que as festas sejam realizadas “sem exagero”. “Os órgãos controladores confiaram em nós, prefeitos e prefeitas, confiaram na entidade UPB. Então, vamos demonstrar que nós merecemos essa confiança fazendo um São João com responsabilidade, sem exagero em contratação de banda, com pé de serra, para poder fazer a alegria do nosso povo e também não deixar que a emergência, a calamidade, chegue na sede, já que ela vem do interior. Quando o interior não está produzindo, está em seca, a sede sente, porque o comércio cai, não vende produtos, os ambulantes não vendem”, contextualizou.

Hoje, mais de 80 municípios têm o estado de emergência reconhecido pelo governo do Estado e pelo governo federal. A expectativa de Wilson Cardoso é que outros 80 municípios decretem estado de emergência, após a nota técnica dos órgãos, fazendo o número saltar para o total de 160.

“Outro compromisso assumido é que todos os 417 municípios do nosso estado vão participar do painel da transparência do São João, para que a gente demonstre a todos os munícipes, a toda a população, o que se gastou no São João, como foi a contratação de bandas, se estava tudo em dia. Esse foi um compromisso que eu assumi com o Ministério Público e os órgãos controladores para que eles dessem a nota técnica favorável à participação de todos os municípios que estão em estado de emergência no São João”, reiterou Cardoso, em entrevista a este Política Livre.

Carine Andrade
Comentários