29 maio 2025
Começa nesta segunda-feira (5), o 1º Seminário da Comunidade Carnavalesca, que reunirá entidades de blocos de todas as categorias e de afoxés para discutir os rumos e as novas regras do Carnaval de Salvador. Ao fim do encontro, será redigida uma Carta de Propostas e Recomendações com sugestões elaboradas de forma coletiva, que será encaminhada às autoridades responsáveis pela organização da festa.
O seminário segue até quinta-feira (8), na Fundação João Fernandes da Cunha, no Largo do Campo Grande. O evento é organizado por uma comissão formada por representantes de todas as categorias de blocos, juntamente com os afoxés, sob a coordenação das associações dos Blocos de Salvador (ABS) e das Entidades Carnavalescas de Matriz Africana (Acema).
A abertura será marcada pela palestra magna do jurista e professor Samuel Vida, às 20h, seguida de um coquetel de boas-vindas aos participantes. Nos dias seguintes (6, 7 e 8), as atividades incluirão exposições, mesas temáticas e debates sobre as principais demandas e desafios enfrentados pelas entidades carnavalescas.
De acordo com a comissão organizadora, a proposta do seminário é construir um espaço democrático, disciplinado e inclusivo, em que todos os segmentos envolvidos na festa possam contribuir com ideias e propostas para o fortalecimento da maior celebração popular da cidade.
A expectativa é que a Carta Final, com recomendações e diretrizes para o futuro dos desfiles e da organização do Carnaval, contribua para uma gestão mais participativa, transparente e alinhada com os interesses legítimos de quem faz a festa acontecer.
SERVIÇO
1º Seminário da Comunidade Carnavalesca de Salvador
Data: 5 a 8 de maio de 2025
Local: Fundação João Fernandes da Cunha – Largo do Campo Grande
Abertura: Segunda-feira, 5/5, às 20h
Palestra magna: Prof. Dr. Samuel Vida
Coquetel de boas-vindas após a palestra
Entrada gratuita para representantes de blocos, entidades e imprensa
Ao final: Leitura e divulgação de Carta com Propostas e Recomendações para o Carnaval de Salvador