Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo
Sede do INSS 15 de maio de 2025 | 19:26

Solicitações de reembolso ao INSS passam de 1 milhão no segundo dia

economia

As solicitações de reembolsos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já passaram de 1 milhão neste segundo dia de funcionamento do sistema.

Desde quarta-feira (14), os beneficiários já podem acessar o sistema do Meu INSS ou ligar para a central 135 para identificar se tiveram descontos em seus benefícios e contestar.

No total, são 1.051.238 solicitações de reembolso, contando com os pedidos de quarta. Esse número corresponde a pessoas que informaram não terem autorizado os descontos por parte das associações e solicitaram o dinheiro de volta.

No processo, o cidadão diz se autorizou ou não que uma entidade ou associação sindical. Na terça-feira (13), o INSS disparou os avisos a quem teria sofrido algum desconto, por meio do aplicativo Meu INSS. Foram 9,4 milhões de pessoas notificadas.

O número de entidades contestadas, que terão que comprovar o vínculo e autorização dos beneficiários, se manteve em 41. Caso não enviem a documentação comprobatória, terão que ressarcir os cidadãos em até 15 dias úteis.

Na entrevista coletiva concedida na quarta, o presidente do INSS, Gilbeto Waller, informou que se a entidade fraudadora não ressarcir o beneficiário após o prazo, o governo irá calcular o prejuízo total nesses casos e avaliar se precisará recorrer ao Tesouro.

Nesse momento, o INSS não divulga o valor que cada aposentado e pensionista poderá receber de volta, permitindo apenas a contestação do desconto identificado. Por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, o aposentado pode saber o nome da entidade que aplicou os descontos nos últimos cinco anos.

PASSO A PASSO PARA PEDIR A DEVOLUÇÃO:

  • Entre no aplicativo Meu INSS
  • Informe seu CPF e a senha cadastrada
  • Siga para “Do que você precisa?”
  • Digite: “Consultar descontos de entidades”
  • Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados
  • Informe email e telefone para contato
  • Declare se os dados são verdadeiros
  • Confirme no botão “Enviar Declarações”

Somente neste segundo dia, foram cerca de 578 mil novos pedidos registrados. O portal do Meu INSS, pelo app ou site, continua sendo o principal canal de solicitação utilizado pelas pessoas, correspondendo a 92,7% de todos os acessos.

O Instituto irá divulgar diariamente os balanços de solicitações e demais dados referentes às consultas à plataforma.

O presidente do INSS também pediu que “curiosos” que não tivessem dúvidas quanto aos seus benefícios evitassem acessar a plataforma para não sobrecarregar o sistema. Mesmo assim, o número de consultas já chegou a 4 milhões, das quais somente os cerca de 1 milhão tiveram contestações a fazer.

Mariana Brasil/Folhapress
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