Foto: Divulgação
José Sergio Gabrielli e Jonas Paulo 12 de junho de 2025 | 19:26

Candidato à presidência do PT, Jonas Paulo comemora decisão que anula condenação de Sergio Gabrielli no caso Pasadena

exclusivas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, anulou a condenação de multa aplicada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, por sua atuação na tentativa de compra da segunda metade da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, então pertencente à empresa belga Astra Transcor. Gabrielli, que já foi secretário de Planejamento no governo Wagner, ficou sete anos à frente da estatal.

A formalização do negócio se deu em 2006 e foi alvo de investigação da Operação Lava Jato por resultar em um prejuízo de R$ 2 bilhões à Petrobras. Na decisão, o ministro do STF argumentou que embora existam provas documentais que indicam a participação de Gabrielli nas tratativas não há, portanto, provas consistentes de que ele tenha sido responsável direto pela fixação de um preço considerado excessivo para a aquisição.

Além de ficar isento de pagar multa estabelecida pelo TCU, José Sergio Gabrielli não mais será obrigado a responder por supostas irregularidades administrativas no caso.

A decisão do STF foi bastante comemorada por nomes do PT, entre eles, Jonas Paulo, ex-presidente do partido na Bahia e candidato no Processo de Eleição Direta (PED) em 2025. Ele citou que a decisão do ministro Nunes Marques é o reconhecimento da inexistência de provas contra Sergio Gabrielli e frisou que é preciso haver um olhar menos punitivo sobre processos que envolvem figuras públicas.

“Este momento não é apenas uma vitória para Gabrielli, mas para todos nós que acreditamos em um Brasil onde a justiça prevalece e onde aqueles que se dedicam ao serviço público são respeitados e protegidos de julgamentos precipitados. O reconhecimento de que a negociação com a Astra envolveu interesses políticos complexos e que a responsabilidade não pode recair de forma individual, sem as devidas evidências, é fundamental para restabelecer a verdade e reduzir as arbitrariedades que permeiam a política brasileira”, disse.

Jonas Paulo também reforçou a importância da defesa dos princípios de justiça, dignidade e transparência. “Que essa decisão nos inspire a seguir adiante, unindo forças para construir um Brasil onde as pessoas e suas histórias sejam respeitadas e onde possamos, juntos, resgatar os valores que sempre guiaram nosso partido e nossa militância”, pontuou.

Leia mais: Lava Jato: Nunes Marques anula condenação de Sergio Gabrielli no caso Pasadena

Carine Andrade/Política Livre
Comentários