Foto: Divulgação/Arquivo
Gustavo Pimenta afirma que é preciso 'desbloquear o valor' da empresa 28 de junho de 2025 | 11:21

CEO da Vale quer tornar mineradora brasileira a maior do mundo

economia

O novo chefe da Vale SA estabeleceu uma das maiores ambições da empresa brasileira —tornar-se a maior produtora de metais do mundo por capitalização de mercado.

“Tem que ser a maior empresa de mineração do mundo porque estamos sentados sobre o maior patrimônio mineral do mundo”, disse o Gustavo Pimenta, CEO da Vale na sexta-feira (27), em um evento empresarial em São Paulo.

“Precisamos desbloquear o valor desta empresa”, afirmou.

Pimenta, que assumiu como CEO em outubro, tem uma grande missão para superar rivais maiores, incluindo BHP Group e Rio Tinto Group.

A capitalização de mercado da Vale é de US$ 43,9 bilhões (R$ 263,40 bilhões), cerca de um terço do valor de mercado da BHP e menos da metade da Rio Tinto. Ele disse que a Vale estava classificada em segundo lugar em valor de mercado em 2010. Isso mudou quando dois desastres fatais de mineração e uma queda na produção de minério de ferro corroeram o sentimento dos investidores em relação às ações.

Pimenta disse ao público empresarial que pretende melhorar o valor de mercado da Vale por meio de estabilidade operacional, melhorias de segurança e maior desenvolvimento de seus ativos de mineração.

Ele também disse que a meta da Vale para 2030 de produção anual de minério de ferro deve garantir a posição da empresa como a maior produtora mundial desse ingrediente para fabricação de aço.

“Queremos atingir 360 milhões de toneladas, recuperando a posição que nunca deveríamos ter perdido como a maior empresa de mineração de minério de ferro do mundo”, disse ele.

“Estamos no caminho certo para recuperar essa posição.”

Mariana Durão, Folhapress
Comentários