Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Fernando Haddad comanda o Ministério da Fazenda 23 de junho de 2025 | 07:05

Haddad colhe apoio interno no PT após resistência do mercado à MP de impostos

economia

As resistências de setores econômicos a propostas de aumento de impostos e fim de isenção para determinadas áreas estão levando a um realinhamento de forças no governo e no PT —com o ministro Fernando Haddad (PT) colhendo apoios onde até há pouco menos esperava.

Um deles é o do líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ). “Nós dois estamos falando direto”, diz o deputado sobre o ministro. “Estou adorando”, segue ele.

O parlamentar era um dos maiores críticos de Haddad no partido, condenando as metas de zerar o déficit da União incluídas no arcabouço fiscal. Ele chegou a dizer que Haddad tentava fazer um pacto com o diabo, comparando o setor financeiro ao demônio.

“Nada mudou sobre aquelas minhas opiniões. Sigo achando que o arcabouço apertou muito [as contas públicas”, diz. “Mas fico feliz hoje com a força com que Haddad defende a tributação dos mais ricos deste país.”

“Quando Haddad tem uma convicção, ele vai firme. Nada o faz recuar. Sou só elogios”, diz Lindbergh.

As propostas de Haddad para aumento de alguns impostos têm sido rejeitadas pelo Congresso. Depois de diversos recuos, o governo deve apresentar nas próximas semanas novas medidas para o equilíbrio das contas públicas.

Mônica Bergamo/Folhapress
Comentários