Foto: Carine Andrade/Política Livre/Arquivo
Roberto Carlos 22 de junho de 2025 | 14:39

Inicialmente empolgado, Roberto Carlos desiste de candidatura a deputado federal

exclusivas

Como na política tudo muda o tempo todo, as pretensões do deputado estadual Roberto Carlos (PV) parecem ter sofrido uma guinada de 360 graus. Isso porque o parlamentar, que está no sexto mandato e pretendia estrear na Câmara dos Deputados na eleição de 2026, desistiu da candidatura e vai tentar mais uma reeleição na Assembleia Legislativa.

A reportagem deste Política Livre obteve, com exclusividade, a informação de que alguns fatores contribuíram para essa mudança de rota. Embora nunca tenha externado publicamente nenhum descontentamento com o seu partido atual, o PV, Roberto Carlos tinha recebido o sinal verde do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para retornar à legenda na qual foi filiado por 32 anos. O retorno do PDT à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), após rompimento com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), também fez o coração do deputado ficar mais aquecido.

O cenário começou a ficar embolado após a “queda” de Lupi do ministério da Previdência Social, em maio, no episódio de desvios de recursos dos aposentados do INSS. Coincidentemente, no mesmo período, houve o desembarque dos deputados federais do PDT do governo Lula. Diante disso, a agenda entre Roberto Carlos e Lupi, que aconteceria em Brasília, acabou perdendo o “timing”.

Outro fator que contribuiu para desistência foi uma reunião que o prefeito de Juazeiro, Andrei da Caixa (MDB), e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) teriam para discutir os apoios aos candidatos a deputado federal da região. O encontro para tratar da pauta, contudo, não aconteceu.

O terceiro motivo se deu por culpa do próprio Roberto Carlos, conforme a reportagem apurou. Ele havia se comprometido a fazer uma pesquisa de consumo interno para testar suas intenções de voto, e não fez.

A este Política Livre, o deputado confirmou sua desistência à candidatura e também de regressar ao PDT. “É verdade, sim, eu desisti. Ficou meio difícil, então, na dúvida, eu vou seguir os planos iniciais e disputar à reeleição para deputado estadual mesmo. Eu gosto da Assembleia, vou ficar mais tempo com a companhia dos meus colegas deputados e a de vocês jornalistas”, brincou.

Carine Andrade
Comentários