22 julho 2025
No mesmo dia em que foi reaberta a ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, no trecho da cidade de Itapebi, no sul da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pediu cautela aos motoristas e criticou os condutores de caminhão que têm sido flagrados desrespeitando às restrições de tráfego impostas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A liberação da ponte, que inicialmente ocorreria nesta sexta-feira (20) foi antecipada para quarta e se restringe a veículos leves como carros de passeio, vans de passageiros, ambulâncias e viaturas policiais.
Em entrevista à imprensa na última quarta-feira (18), durante a cerimônia de entrega do Selo Lilás a 116 organizações – entre empresas públicas, privadas e entidades com ou sem fins lucrativos, o chefe do Palácio de Ondina revelou que “três caminhões tentaram atravessar a ponte, mesmo com sinalização indicando a proibição para veículos com dois ou três eixos”.
Em tom de preocupação, Jerônimo externou que esta é “uma infração clara”, já que há placas de sinalização no local orientando os motoristas: “Uma multa pode funcionar, mas se for preciso, o veículo deve ser apreendido”, reforçou.
A ponte sobre o rio Jequitinhonha tem 186 metros de comprimento e estava interditada desde o início de maio, após inspeção do DNIT constatar dados estruturais. Em visita à Bahia, no mês de maio, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a construção de uma nova ponte com o total de 510 metros de extensão, ao lado da atual. Também em visita à Bahia, no último mês, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, reiterou que a ponte atual será demolida e que uma nova estrutura será construída em tempo recorde, em até 12 meses, com investimento estimado em R$100 milhões.
Sobre o impacto das chuvas nas estradas da região, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que isso resultou em um atraso em obras de pavimentação em trechos da BA-528, sob responsabilidade da ViaBahia. “As chuvas causaram atrasos, mas assim que houver condições climáticas favoráveis, vamos retomar os serviços com força total”, garantiu.
Carine Andrade , Política Livre