Foto: Divulgação
Honraria foi entregue na última segunda 26 de junho de 2025 | 08:08

Presidente do TJ-BA prestigia outorga do “Colar do Mérito Judiciário” ao ministro Edson Fachin

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Resende participou, na segunda-feira (23), da outorga do “Colar do Mérito Judiciário” ao vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin. A honraria foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, em solenidade realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça paulista.

O evento reuniu representantes do sistema da justiça para prestigiar o vice-presidente do STF e do CNJ. A desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Rosana Fachin (esposa do homenageado), participou desse momento especial.

Instituído no ano de 1973 (em reconhecimento aos serviços prestados à cultura jurídica), o Colar do Mérito Judiciário é a maior condecoração do TJSP.

“O Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior do país, mostra que, para além do número de juízes, desembargadores, servidores e processos, é também grande em generosidade, fraternidade e acolhimento”, disse o ministro Edson Fachin, externando sua gratidão pela homenagem recebida.

O presidente do TJSP, desembargador Fernando Garcia, destacou as relações do homenageado com o estado de São Paulo. De modo semelhante, o desembargador Hermann Herschander, orador em nome do Tribunal paulista, discorreu sobre as contribuições do ministro à Justiça, tanto na magistratura, com mais de 74 mil decisões proferidas em uma década, quanto no meio acadêmico, com centenas de livros e artigos publicados.

A desembargadora presidente do TJ-BA esteve presente ao evento acompanhada do esposo, o empresário José Carlos Araújo.

Comentários