Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
O presidente Lula (PT) 25 de junho de 2025 | 20:07

Presidente Lula atribui voz rouca a ‘excesso de discursos’

brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu sua rouquidão a “excesso de discursos” durante o evento “Combustível do Futuro Chegou: E30 e B15”, realizado nesta quarta-feira, 25, em Brasília.

“Eu não ia falar por causa da minha garganta rouca. E não é de participar da festa de São João. Acho que é de excesso de discurso”, afirmou o presidente. Antes de Lula, falaram o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

O presidente Lula recebeu diagnóstico de um tumor na laringe em 2011. O petista foi submetido a uma quimioterapia e se curou da doença. Em 2022, Lula descobriu uma leucoplasia, lesão nas cordas vocais, e fez uma cirurgia para tratar a enfermidade. À época, o boletim médico do presidente atestou que “o exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal”.

No evento realizado nesta quarta-feira, o governo anunciou a elevação do porcentual obrigatório de mistura de etanol na gasolina e do biodiesel no diesel. A mistura de etanol anidro na gasolina tipo C passará dos atuais 27% para 30% (E30), enquanto o porcentual mínimo obrigatório de biodiesel ao óleo diesel subirá de 14% para 15% (B15).

Lula aproveitou a ocasião para também criticar os empresários, alegando que eles precisam deixar “interesses de lado” para pensar no equilíbrio econômico do País.

Fellipe Gualberto/Estadão
Comentários