16 julho 2025
Ainda em celebração ao mês do Meio Ambiente e em alusão ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, celebrado nesta terça-feira (17), o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), deu início ao Planta Bahia, programa que integra o Bahia Mais Verde e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do reflorestamento e da preservação dos recursos naturais.
O ato simbólico, que aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), contou com a participação da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e de diversas secretarias e entidades parceiras do programa, além da mobilização de servidores públicos. Somente neste primeiro dia da ação, 2.400 mudas foram encaminhadas para distribuição e 2.300 programadas para plantio em parques e áreas urbanas de Salvador e do interior do estado.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, também esteve presente na ação. Ele convocou a população para participar e destacou o compromisso do governo baiano com o enfrentamento da desertificação e o fortalecimento da convivência com o semiárido. “Essa iniciativa que demos o pontapé inicial hoje é apenas mais uma de diversas outras que o Estado vem implementando ao longo desses anos. A Bahia vem desenvolvendo políticas públicas importantes voltadas para o combate à desertificação e a convivência com o semiárido, por meio de ações previstas em dois instrumentos fundamentais: o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação (PAE-Bahia), publicado em 2014 e previsto no Programa de Ação Estadual criado pelo Decreto nº 11.573 de 2009; e o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido (PECSA), instituído por lei em 2016 e regulamentado em 2022. Esses planos orientam nossas ações e reafirmam o compromisso com a sustentabilidade e a resiliência dos territórios mais vulneráveis do estado”, esclareceu.
A diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, lembrou que todas as Unidades Regionais do órgão e Unidades de Conservação também estão presentes na ação e fez questão de convocar os baianos a participarem ativamente da iniciativa de preservação ambiental, reforçando a importância da mobilização coletiva. “Neste 17 de junho, realizamos um ato simbólico, mas extremamente significativo: o plantio de mudas. Nosso objetivo é incentivar o reflorestamento e, com essa grande mobilização, que não se restringe à capital, mas também alcança o interior do estado, já podemos afirmar que, em breve, colheremos os frutos dessa iniciativa”, pontuou.
“Realizamos o plantio de mais de 130 mudas apenas na área do CAB, além dos Parques Urbanos de Salvador, incluindo Pituaçu, Abaeté e São Bartolomeu. Já ultrapassamos cinco mil mudas plantadas e distribuídas em todo o estado, alcançando até agora mais de 60 municípios. Nossa meta é ir muito além. Também estamos acompanhando o desenvolvimento dessas mudas, respeitando as características de cada bioma onde foram plantadas”, explicou a diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes.
Como uma das parceiras do programa, a Embasa promoveu o plantio coletivo de mais de 600 mudas de espécies nativas em 16 municípios baianos. A ação envolveu escolas e espaços públicos em Salvador, Aramari, Barreiras, Iaçu, Mirorós, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Prado, Vitória da Conquista e Arraial D’Ajuda (Porto Seguro).
“É uma ação importante para envolver a comunidade e chamar atenção para a importância de preservar o verde”, destaca o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, que participou do plantio no CAB, próximo à sede da empresa. “Todas as mudas plantadas pela Embasa vieram dos nossos viveiros, que cultivam espécies nativas para projetos de preservação”, destacou.
Todas as árvores plantadas durante o programa serão monitoradas pelas equipes técnicas envolvidas e parceiros institucionais, a fim de garantir o crescimento adequado e a adaptação ao bioma em que foram inseridas. A proposta é transformar o ato simbólico em uma ação contínua, com efetividade real para o meio ambiente e para as futuras gerações.
Doação de sangue – Mais uma importante ação fez parte do Planta Bahia: a presença do Hemóvel, no estacionamento Ministério Público da Bahia (MPBA), equipado para realizar a coleta de sangue de doadores voluntários, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene.