12 de junho de 2025 | 14:15

Retomada de viagens de ACM Neto pelo interior anima aliados e consolida perspectiva de pré-candidatura ao Governo da Bahia

exclusivas

A retomada de viagens de ACM Neto (União Brasil) pelo interior da Bahia nas últimas semanas sinalizou a aliados que o ex-prefeito de Salvador mantém firme a intenção de disputar o governo do Estado novamente em 2026, embora ainda não tenha formalizado sua pré-candidatura.

A última parada foi em Nova Viçosa, no extremo sul do Estado, na última segunda-feira (9), ao lado do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil). Na próxima sexta (13), ele participa em Ilhéus da abertura dos festejos juninos.

A nova dinâmica de visitas, inclusive, fez desidratar a tese ventilada por governistas de que Neto concorreria a deputado federal – tese que ele mesmo já descartou.

Leia também: Ao lado de ACM Neto, Elmar Nascimento elogia prefeita que não se “rende” ao governo do Estado

Somado ao plano de viagens, o ex-prefeito também deu fôlego às reuniões internas de caráter estratégico para fazer um raio-x atualizado das cidades, conforme mostrou este Política Livre. Deputados presentes nesses encontro se mostraram satisfeitos com a iniciativa do ex-prefeito de abrir as conversas e ouvir as considerações regionais.

Quadros da oposição ouvidos pela reportagem afirmam que é grande o apelo para que Neto se declare logo oficialmente pré-candidato, dado o ritmo de atividades que pavimentam o caminho para 26.

Nos últimos 50 dias, o principal nome da oposição foi a pelo menos oito cidades, conforme agenda noticiada por sua assessoria, iniciando a maratona por Santo Estêvão em 20 de abril, a convite do prefeito Tiago da Central (União Brasil) para uma corrida em alusão à causa de pessoas autistas.

Naquela mesma semana, ele partiu para Ilhéus numa agenda de dois dias junto com o prefeito Valderico Júnior (União Brasil) com contornos mais políticos, a fim de “discutir o desenvolvimento da região” sul da Bahia.

Depois, em 8 de maio, foi a Feira de Santana para uma cerimônia solene na Câmara de Vereadores em homenagem às três gerações da família Magalhães, num ajuntamento que mobilizou parte da militância local e teve a presença do prefeito José Ronaldo (União Brasil).

Já no dia 16 de maio, em Santo Antônio de Jesus, ACM Neto adotou um tom mais eleitoral ao dizer que oposição foi “convocada pelo povo” para intensificar a caminhada na Bahia.

Um dia depois foi a Ourolândia na companhia do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), para o 14º Encontro do Sertão, onde não poupou críticas ao que chamou de ausência de políticas públicas para o semiárido baiano.

Em Lagoa Real, ACM Neto acusou o Governo da Bahia de “fechar as portas para pacientes com câncer”, especialmente em relação à crise na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Caetité.

Mas a repercussão da passagem pela cidade ficou reduzida ao chapéu de vaqueiro usado por Neto em razão da Vaquejada de Lagoa Real, depois que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) sugeriu oportunismo do adversário. Em resposta, Neto ironizou que o petista estava com tempo livre para ficar nas redes sociais.

Leia mais:

‘Você tá com muito tempo livre’, dispara ACM Neto contra Jerônimo após ironia em podcast

Em podcast, Jerônimo solta indireta e ironiza agenda de ACM Neto em Lagoa Real: “vaqueiro de playgraund”; assista

A ida a Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, na última sexta-feira (6), teve marcação especial da base governista, porque naquele mesmo dia Jerônimo e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), também cumpriram agenda de entregas no município. Mas o fato notório foi a cobrança autoritária do ministro pela presença em seu palanque da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), que àquela altura fazia as honras da casa a Neto, seu correligionário.

Política Livre
Comentários