15 julho 2025
O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) diz estar disposto a entrar na disputa ao governo de São Paulo no ano que vem, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) concorra à Presidência.
“Eu estou aqui para isso. Não sou de ficar dando cotoveladas, mas se me convidarem eu aceito essa missão”, afirmou ele à coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, na noite de quinta-feira (26), antes de receber uma homenagem na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Ele foi agraciado com o título de “cidadão sulsancaetanense”.
Pontes lembrou que teve mais votos em 2022 do que o próprio Tarcísio no primeiro turno –foram 10,7 milhões para o senador, contra 9,8 milhões para o atual governador.
Ele lembrou que em 2022 se preparava para disputar a Câmara dos Deputados quando foi convidado pelo PL para tentar o Senado, após desistência do apresentador José Luiz Datena.
“Eu tenho mais quatro anos de mandato, estou tranquilo. Mas se precisarem que eu decole para mais essa missão, estou à disposição”, diz ele, usando a retórica de ex-astronauta.
Pontes pode, assim, engrossar uma lista já extensa de nomes colocados para disputar o governo do estado em caso de desistência de Tarcísio.
Entre eles estão o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), o vice-governador, Felício Ramuth (PSD), e o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD).
Fábio Zanini/Folhapress