Foto: Divulgação
Servidores da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo participaram da busca pelos documentos históricos 17 de junho de 2025 | 16:49

TRE-BA colabora com pesquisa nacional e recupera raros Boletins Eleitorais de 1933

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) colaborou com uma pesquisa acadêmica nacional ao localizar e digitalizar 68 edições raras dos Boletins Eleitorais do TRE-BA, publicadas entre fevereiro e maio de 1933. A iniciativa envolveu os servidores Kátia Costa e Osnir Madureira, da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (SEBLIM), e contribuiu para um estudo sobre a participação feminina nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte daquele ano.

“Estamos felizes com a descoberta desses boletins, pois são publicações raríssimas e de grande importância para a salvaguarda da memória eleitoral no nosso estado”, afirmou o chefe da SEBLIM, Osnir Madureira.

A demanda chegou por e-mail à SEBLIM, enviada pelas doutorandas Melissa Vicente (FGV) e Andressa Rovani (Unicamp), que buscavam dados sobre o eleitorado de 1933 nas capitais, com foco na presença de mulheres entre os votantes.

Sem sucesso nas buscas iniciais nos arquivos do TRE-BA, a equipe recorreu a instituições com acervo histórico. A iniciativa teve êxito na Empresa Gráfica da Bahia, onde foram localizados os boletins em edições preservadas do Diário Oficial do Estado.

O êxito da busca foi comemorado pelas pesquisadoras, que destacaram a importância da colaboração do TRE-BA para a preservação da memória eleitoral e para o fortalecimento da pesquisa histórica no país. “Saber que a nossa solicitação fomentou novas iniciativas pela preservação da memória das eleições baianas, nos faz acreditar que produzir ciência e conhecimento histórico no Brasil é prática fundamental para a manutenção da democracia e de valorização do senso de pertencimento, de identidade e de cidadania brasileiros”, afirmou Melissa Vicente.

Andressa Rovani também ressaltou a dedicação do TRE-BA: “encontrar uma equipe tão qualificada permite que a história eleitoral do Brasil transborde de suas caixas e ganhe nova vida, agora por meio da produção de conhecimento científico”.

Comentários