29 julho 2025
Em entrevista à imprensa durante um evento de anúncio de ampliação do VLT de Salvador, nesta segunda-feira (21), o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, parabenizou a medida de reciprocidade que foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em relação ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Eu acho importante para nós, porque mostra a nossa soberania nacional. Nós não vamos ficar de joelhos ao presidente Trump. Nós temos exportações, e hoje, graças a Deus, não somos completamente dependentes dos Estados Unidos. O Brasil tem buscado fortalecer relações com outros blocos e países, como China, África do Sul e União Europeia”, afirma Loyola.
Ainda de acordo com o titular da Serin, o Brasil deve manter sua soberania diante de pressões internacionais, e a postura adotada pelo governo Lula desde o primeiro mandato sempre foi de equilíbrio e autonomia nas relações exteriores. “Nós não vamos aceitar a imposição de um presidente na nossa pátria”, acrescenta.
Reinaldo Oliveira